Produção do GameLab já auxilia cursos da pós ESPM

O mês de agosto foi especial para o GameLab ESPM. Baseado nos estudos, publicações e na produção recente dos alunos e dos coordenadores (valeu, Vince Vader!), o prof. Mauro Berimbau estruturou uma parte do curso de Gestão do Entretenimento da Pós-Graduação ESPM onde abordou temas como jogos de tabuleiro e eletrônicos, cenário nacional das indústrias produtoras de jogos, gamification bem como uma série de estratégias e ações de marketing e comunicação que se apropriam de entretenimento e novas tecnologias, especialmente as lúdicas, para comunicar e educar seu público.

A proposta do curso era capacitar o aluno a trabalhar com gestão de ações de comunicação e marketing utilizando novas tecnologias com foco em entretenimento (internet colaborativa, games, advergames, redes sociais, etc.) para geração de novos negócios. Por isso, procuramos desenvolver as habilidades de planejamento de ações inovadoras e novos negócios utilizando mecânicas que possuem como foco entreter o consumidor. Esta é uma maneira de estimular o uso de entretenimento e novas tecnologias nos planejamentos e gestões de comunicação e marketing.

Como trabalho final, uma novidade: Os alunos deveriam produzir uma ação de marketing para um hipotético lançamento do festival GAS 2013, promovido pelo Guaraná Antártica. Como estimular a turma a produzir uma ação interessante, integrada, pertinente com o caso e o histórico Guaraná Antártica e, acima de tudo, divertida?

A solução estava na própria gamificação.  Os resultados foram dados a partir de pontos que eram gerados não apenas pela avaliação do professor, mas pelas decisões dos alunos, por suas escolhas e pelas suas opiniões. Foi uma boa (e acirrada) disputa para ver quem ficava com a pontuação mais alta. O vencedor, além do 10 no exercício, recebeu um Monopoly Deal pra continuar suas experiências lúdicas fora da sala!

Os alunos tiveram ideias ótimas, bastante criativas, e conseguiram integrar diversas plataformas para integrar seus consumidores. As ideias envolveram website da marca, ARG, In game advertising, videogames, mobile, social game, advergame, facebook, twitter, orkut, foursquare, aplicativos smartphone, interação com telões, QR code, crowdsourcing, Kinect… A apresentação final de uma das duplas de criação foi bastante animada!

 

A gamificação tem diversas aplicações, especialmente nos negócios. Mas ainda há aqueles que entendem apenas a brincadeira por trás. Ainda estamos pesquisando o assunto, mas já sabemos que a gamificação é a utilização sistemática dos conceitos já utilizados do marketing com toda a força que as tecnologias digitais e o entretenimento podem oferecer para engajar as pessoas em prol de uma marca, produto ou serviço.

Go gamers!  o/

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