Profissão – narrador do Fifa 13

Nesta reportagem, Tiago Leifert, jornalista, editor-chefe e apresentador do programa Globo Esporte, conta um pouco sobre o processo de participação em uma mega produção da indústria dos games. Dos sites Paraíba e TechTudo

“Nesta terça-feira, 19, a Electronic Arts finalmente anunciou que Tiago Leifert será o narrador da versão brasileira de FIFA 13. E como se não bastasse a surpresa com o nome do apresentador do Globo Esporte, seu companheiro de bancada, o ex-jogador Caio Ribeiro, será o comentarista oficial do esperado game.

E, se os fãs estavam ávidos para saber quem seria o “Galvão Bueno” da vez, Leifert também não aguentava mais o segredo. “Cara, eu não podia contar nem pros meus amigos! Ninguém sabia!”, revelou. Em uma entrevista exclusiva, o apresentador contou como foi o processo de gravação da locução, a surpresa ao receber o convite, suas expectativas para o lançamento do jogo e como é a vida de “Fifeiro”. Confira:

TechTudo: Qual foi sua reação ao receber o convite?

Tiago Leifert: Fiquei maluco! Queria contar para todo mundo e o contrato de confidencialidade não deixava. Aliás, soubemos guardar o segredo muito bem. Nem vocês sabiam!

TT: Para o pessoal de casa entender, como funciona esse processo de gravação? Você chegou a ver FIFA 13 rolando ou não?

Não, a gente recebe páginas e páginas contendo briefings das situações de jogo. A partir das situações que eu, como Fifeiro, conheço bem, era só narrar. Tinha uma sugestão de como fazer, mas tivemos 100% de liberdade. O diretor, Daniel Perassoli, e o engenheiro de áudio, Charles, nos ajudaram muito e incentivaram a criação.

TT: Quanto tempo durou a gravação?

Uns 3 meses, todo dia, 4 horas por dia. Deve ter dado tipo 80 horas de gravação.

TT: Qual foi a parte mais divertida desse processo?

Foi a sacada de fazer uma narração diferente para o online. Quando o cara for jogar, por exemplo, o Campeonato Espanhol, ele terá uma simulação. Quando for jogar online contra os amigos, a pegada da narração é outra. Tratamos como videogame mesmo. Comentamos sobre deixar ou não os replays para irritar o adversário, usar o start pra esfriar o jogo, etc.

TT: E a mais difícil?

Não perder a voz. Me cuidei bem porque a gravação exige muito e eu ainda continuei no Globo Esporte. Foram 15 horas de trabalho por um bom tempo, mas me cuidei legal.

TT: E você acha que se saiu bem como narrador? Vai substituir o Galvão Bueno depois da Copa de 2014?

Hahaha! Morar em Mônaco não é nada mal…

TT: E o Caio Ribeiro, como ficou de comentarista de FIFA? Ele já conhecia o jogo? É mais um dos seus “patinhos”?

Conhecia das inúmeras horas de concentração que enfrentou. Aliás, o Caio aparece em algumas edições do Fifa!

TT: As piadas com Caio Ribeiro estarão presente no FIFA?

Óbvio!

TT: Agora, com a sua narração, o FIFA ficou ainda melhor que o PES?

Aqui em casa vai ser um monopólio com certeza!

TT: E para aquela galera que vive insatisfeita e já começou a reclamar nas redes sociais, qual seu recado?

Prefiro mandar um salve para as milhares que curtiram a ideia e que irão se divertir muito, prometo!


Uma das metas do GameLab é conhecer e produzir inteligência sobre o mercado consumidor e o setor produtor de games no Brasil, nas frentes de interesse da comunicação e do marketing.
Para cumprir esse objetivo, buscamos informação no mercado. Parte disto envolve coletar reportagens e fazer entrevistas com os profissionais que atuam no setor. Na série “profissão”, buscamos informação com quem trabalha ou já trabalhou com games, para compreender as dinâmicas e desafios de quem atua nessa área.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Profissão – narrador do Fifa 13

  1. Paul disse:

    Eu particularmente adoro o dtneaa e meus filhos tbm. Ele e9 auteantico fala o q pensa sem medo de magoar, me indentifico demais com ele. pois sou imensamente verdadeira. Gosto de falar o q penso na cara, f1 gosto de puxa saco enfim ,se ele mesmo pudesse responder essa mensagem ficaria muito feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>